
Malukas assume o #4 em sua estreia na AJ Foyt Racing em 2025
O piloto David Malukas revelou no dia 13 de janeiro o número que levará em seu carro na temporada 2025 da NTT INDYCAR SERIES: o #4. O jovem de 23 anos fará sua estreia na AJ Foyt Racing ao volante de um Chevrolet, marcando um novo capítulo em sua carreira após uma temporada conturbada em 2024.
Malukas chega à equipe lendária de A.J. Foyt após uma passagem parcial pela Meyer Shank Racing (MSR) no ano passado. O piloto teve sua temporada interrompida por uma lesão nos ligamentos do pulso esquerdo, resultado de um acidente de mountain bike em fevereiro de 2024. Ele só retornou às pistas em junho, mas mostrou resiliência e talento ao conquistar dois top-10 em dez corridas, com um sexto lugar nas ruas de Toronto como melhor resultado.
Antes da lesão, Malukas já havia chamado a atenção na INDYCAR SERIES com duas temporadas sólidas pela Dale Coyne Racing com HMD Motorsports, onde conquistou dois pódios no oval de World Wide Technology Raceway (Gateway) em 2022 e 2023. Agora, ele busca recomeçar com uma das equipes mais icônicas do grid.
O legado
Enquanto Malukas assume o #4, seu companheiro de equipe, Santino Ferrucci, seguiria com o icônico #14, número que se tornou sinônimo do próprio A.J. Foyt nas últimas décadas de sua lendária carreira. Ferrucci, que entra em sua terceira temporada completa com a equipe, terá a missão de liderar o time ao lado de Malukas, formando uma dupla jovem e cheia de potencial.
Para Malukas, a mudança para a AJ Foyt Racing representa uma nova oportunidade de mostrar seu valor. “Estou muito animado para essa nova etapa da minha carreira”, disse o piloto. “A AJ Foyt Racing tem uma história incrível no automobilismo, e estou honrado em fazer parte disso. Mal posso esperar para trabalhar com a equipe e buscar resultados consistentes em 2025.”
Opinião:
A contratação de David Malukas pela AJ Foyt Racing é um movimento interessante para ambos os lados. Para Malukas, é a chance de recomeçar após uma temporada marcada por lesões e resultados abaixo do esperado. Para a equipe, é a oportunidade de investir em um piloto jovem, mas com experiência na categoria e um histórico de bons desempenhos em ovais.
No entanto, o desafio será grande. A AJ Foyt Racing vem lutando nos últimos anos para se manter competitiva em um grid cada vez mais acirrado. Malukas e Ferrucci terão a missão de elevar o nível da equipe, mas para isso precisarão de um carro à altura. A parceria com a Chevrolet e o apoio técnico da equipe serão fundamentais para que a dupla consiga brigar por posições de destaque.
Outro ponto a observar será a adaptação de Malukas a um novo ambiente. Após duas temporadas na Dale Coyne Racing e uma passagem pela Meyer Shank Racing, ele terá que se integrar rapidamente à cultura da AJ Foyt Racing e estabelecer uma relação de confiança com a equipe. Se tudo der certo, Malukas pode se tornar uma peça-chave no futuro da equipe.
A temporada 2025 começa no dia 2 de março, com o Firestone Grand Prix of St. Petersburg, e Malukas já está contando os dias para estrear com o #4. Será o início de uma nova jornada, cheia de desafios, mas também de oportunidades. E, como dizem, números podem ser só números, mas no mundo das corridas, eles carregam histórias e legados. O #4 de Malukas promete escrever a sua.