Andretti oficializa três carros para a temporada completa em 2024

Foto: Media Indycar

  • Souza
  • 15 de novembro de 2023

Considera como umas das principais equipes da Indy, por alguns anos formou o trio das principais equipes, junto com a Ganassi e a Penske.

Vendo seus concorrentes dividirem as principais conquistas da categoria, além de equipes mais novas, como a Mclaren, terem resultados mais expressivos, a pressão vem por melhores resultados, pode ter sido um dos motivos da saída da DHL um patrocínio que durou anos na equipe.

Com o seu desempenho caindo nos últimos ano, esse ano não foi diferente conseguindo somente o 10º lugar no campeonato, com Colton Herta, que pilotou o carro 26. Igualando o pior resultado da equipe que tinha sido em 2016.

Com a intenção de ser mais competitiva e voltar efetivamente a brigar mais por vitórias e campeonatos, algo que não acontece desde 2012 com Ryan Hunter-Reay no primeiro ano do chassi DW12. Em 2018 e 2019 foram os últimos anos que eles conseguiram colocar um piloto entre os três melhores do campeonato. Nessa ideia, a retirada de um carro, faz ter mais profissionais e tempo de dedicação para melhorar os resultados, para que erros na parada nos boxes, que se tornaram frequentes, não voltem a acontecer.

O quarto carro da equipe em alguns anos foi para conseguir mais vitórias e lutar pelo campeonato, mas nos últimos se notabilizou por pilotos pagantes, que se notabilizam por trazerem recursos, como patrocínio, cobrindo os custos do carro.

No ano que vem vão contar com os seguintes pilotos:
Colton Herta: tem sido o melhor piloto da equipe, considerado um dos mais talentosos do grid, mas não tem conseguido regularidades nas corridas para disputar o título;

Kyle Kirkwood: chegou na equipe esse ano, conseguiu as duas vitórias da equipe, mas oscilou muito durante o ano, chegando a ficar nas cinco últimas colocações da corrida em três oportunidades, que é maior que a quantidade de top 5, que só aconteceu nas vitórias;

Marcus Ericsson: Se junta a equipe em 2024, vindo de 5 temporadas na Ganassi com uma Indy 500, em 2022 e terminou em 6º nas últimas 3 temporadas.

Estáticas da equipe:

AnoPilotosLargadasVitóriaspódiopolevolta mais rápidamelhor posiçãomelhor largadapontosmelhor posição no campeonato
202351725511188510
20225172631119689
202161637321110075
20205140612214939
20195172921119113
201851751444116212
20174171622119358
201651616121186210
20156163701134366
20145183910115636
201341951352114845
20125154913114681
20115173600123477
201041721105124536
20094170501333935
200841721334115133
200751792368116371
20066142814113846
2005417112658116281
200441682754116181
200361621137114764

Parceiros