Marcus Ericsson vence na abertura da temporada da IndyCar 2023

Foto: Media IndyCar

  • Souza
  • 5 de março de 2023

Sueco ganha de presente a liderança da prova faltando três voltas para o final

Uma vitória que cairia no colo de Pato, acabou escorrendo literalmente na volta 97 com um erro do piloto mexicano, e ficou com o sueco Marcus Ericsson. Com um desempenho muito bom durante todo o final de semana em Saint Petersburg, Ericsson largou em quarto e se manteve entres os cinco primeiros em boa parte da corrida, mas o que talvez ele não esperava é que a vitória cairia nas suas mãos faltando três voltas para o final. Esta foi a quarta vitória de Marcus Ericsson na Indy, todas pela equipe Chip Ganassi, sendo três delas em circuito de rua.

O mexicano Patrício O’Ward ainda chegou em segundo. Com um final de semana animador após largar em terceiro e liderar boa parte da prova após os dois primeiros baterem, Scott McLaughlin e Romain Grosjean, Pato liderou 26 voltas, mas acabou cometendo um erro a dez quilômetros do final e cruzou a linha de chegada na segunda colocação.

Na terceira colocação, Scott Dixon que chegou a liderar algumas voltas da prova levou sua Ganassi ao pódio. Em nenhum momento da prova o neozelandês se mostrou competitivo a ponto de vencer a corrida, no entanto, quando se fala de oportunismo, Dixon sempre leva o carro Nº 9 o mais perto da vitória.

A Ganssi que viu a Penske ganhar o título no ano passado começou dessa forma, com dois de seus quatro carros no pódio.

A Arrow McLaren teve outro carro entres os ponteiros, o norte-americano Alexander Rossi. Foi outro que não se mostrou no ritmo para vencer a corrida, mas durante todo o final de semana esteve entre os mais rápidos e conseguiu um bom resultado em sua estreia pelo time.

Fechando o Top5, Callum Ilott. A equipe Juncos mais uma vez mostrando que está entre as equipes intermediarias da categoria. O outro piloto do time, o argentino Augustin Canapino, terminou na 12ª colocação em sua estreia na Indy. Sem dúvidas, um dos destaques da prova.

Graham Rahal que teve uma sexta e um sábado para esquecer após classificar seu carro em 20º, fez uma excelente corrida de recuperação e terminou na sexta posição com sua Rahal.

O campeão da temporada 2022, Will Power foi penalizado em um acidente com Colton Herta e caiu para último no grid. Power conseguiu chegar em sétimo, arriscando uma estratégia diferente no final colocando os pneus macios. Foi a única Penske que chegou entre os primeiros, já que Josef Newgarden abandou com problemas em seu motor Chevy e Scott McLaughlin acabou se envolvendo em um acidente na prova com Romain Grosjean quando era líder da prova. O neozelandês da Penske ficou apenas em 13º.

Alex Palou ficou na oitava colocação com sua Ganassi, seguido por Christian Lundgaard na Rahal em 9º e de David Malukas da Dale Coyne em 10º, fechando o Top10.

O brasileiro Hélio Castroneves acabou se envolvendo em um grave acidente ainda na primeira volta, na qual outros cinco pilotos abandonaram a prova.

A próxima etapa da Indy acontece no Texas, desafio em circuito oval, em um domingo dia 02 de abril.

Como foi a corrida

Logo após a largada do GP de Saint Petersburg entre as curvas 2 e 3, seis pilotos acabaram se envolvendo em um grave acidente, no qual foi acionada uma bandeira vermelha. Helio Castroneves e Simon Pagenaud da equipe Meyer Shank, Benjamin Pedersen e Santino Ferrucci da AJ Foyt, Sting Ray Robb da Dale Coyne e Devlin DeFrancesco da Andretti. Apenas o piloto da Dale Coyne conseguiu voltar. Foram mais de vinte minutos de bandeira vermelha.

Outro que abandou após um toque também no muro da curva 3, foi Felix Rosenqvist, mas estava mais a frente desse pelotão que ocasionou a vermelha.
Os carros voltaram para a pista em cinco voltas de bandeira amarela, e a relargada aconteceu na volta 7, sem nenhuma acidente após a bandeira verde.
A partir da volta 20, Colton Herta começou a perder desempenho, e não seguia mais o ritmo de Romain Grosjean que seguia na liderança. Patrício O’Ward conseguiu passar Herta na volta 26 e nas duas voltas seguintes, perdeu mais setes colocações. Dos ponteiros, Colton Herta foi o primeiro piloto a parar nos pits para trocar os pneus macios pelos duros.

Com os pits abertos e sem amarelas, os primeiros colocados começaram a fazer suas trocas de pneus a partir da volta 30, que era o esperado pela Firestone.

Scott McLaughlin retardou a parada na volta 35 e em seu retorno à pista, acabou ultrapassando Romain Grosjean. Na volta seguinte, Scott Dixon fez a sua parada e neste exato momento, Conor Daly acabou rodando provocando a bandeira amarela, e no retorno dos boxes, o neozelandês do carro Nº 9 voltou na quarta colocação.

Essa segunda bandeira amarela durou da volta 37 até a volta 40, foi rápida e a relargada ocorreu na volta 43, no entanto, na sequencia nós tivemos mais uma amarela, essa mais complicada, envolvendo três carros: Jack Harvey, Kyle Kirkwood e Rinus Veekay. O piloto da Andretti acabou voando sobre os dois carros, mas continuou na prova.

A relargada veio logo depois, na volta 50. Mas, outra amarela. Na curva 9, Will Power e Colton Herta se tocara, com o piloto da Andretti acabando no muro e abandonando a prova.

Na volta 55, outra relargada e dessa vez sem problemas.na volta 62, o francês Romain Grosjean colou no líder Scott McLaughlin, o piloto da Andretti estava com pneus primários e o piloto da Penske com pneus alternativos.
A partir da volta 62, a segunda janela para os pits se abriu. Mais uma vez, Scott McLaughlin retardou ao máximo a sua parada, e novamente saiu próximo de Grosjean, no entanto, dessa vez na frente do francês. Logo na saída dos pits, os pilotos estavam próximo demais e na curva 4 os dois foram para o muro, claro, a bandeira amarela pintou mais uma vez.

A relargada veio na volta 68, e depois disso não mais aconteceu bandeira amarela. A liderança da prova caiu no colo de Patrício O’ward da equipe McLaren. Liderava por mais de 26 voltas, quando acabou errando na entrada da reta principal na volta 97 e Marcus Ericsson que vinha na cola de Patrício O’Ward, acabou tendo de presenta a liderança da prova até vencer. Foi a quarta vitória do sueco na Indy, que agora lidera o campeonato da Indy com 52 pontos.

Confira o resultado final do GP de Saint Petersburg

Pos.PilotoNúmeroLargouVoltasTempoLiderouStatusPontosVelo. MédiaPit Stop
1Marcus Ericsson8410002:05:30.79074Terminou5186.0473
2Pato O’Ward5310002:05:33.202023Terminou4186.0193
3Scott Dixon9910002:05:33.71643Terminou3686.0133
4Alexander Rossi71210002:05:37.5596Terminou3285.9693
5Callum Ilott772210002:05:39.0557Terminou3085.9523
6Graham Rahal152010002:05:41.5578Terminou2885.9243
7Will Power121010002:05:42.4705Terminou2685.9133
8Alex Palou10710002:05:45.5151Terminou2485.8793
9Christian Lundgaard451110002:05:45.7435Terminou2285.8763
10David Malukas181610002:05:46.23082Terminou2185.8714
11Marcus Armstrong111310002:05:46.5956Terminou1985.8674
12Agustin Canapino782110002:05:58.9239Terminou1885.7263
13Scott McLaughlin369902:06:19.887437Terminou2084.6356
14Conor Daly20269902:06:28.0446Terminou1684.5445
15Kyle Kirkwood2759702:06:10.8940Terminou1583.0235
16Sting Ray Robb51239602:02:21.3481Quebrou na pista1484.7366
17Josef Newgarden2149502:00:44.6999Terminou1384.9724
18Romain Grosjean2817101:30:21.146131Acidente1484.8683
19Felix Rosenqvist685101:57:35.23831146.8423
20Colton Herta2624901:04:24.8942Acidente1082.1552
21Rinus VeeKay21244100:50:50.9928Acidente987.083
22Jack Harvey30194100:50:51.9701Acidente887.0522
23Helio Castroneves0615000:00:01.4598Acidente700
24Santino Ferrucci1417000:00:01.5170Acidente600
25Devlin DeFrancesco2918000:00:01.6639Acidente500
26Simon Pagenaud6025000:00:05.1264Acidente500
27Benjamin Pedersen5527000:00:06.2961Acidente500

Parceiros